sexta-feira, julho 03, 2009

A educação dos dinossáurios

Para além das super-produções da Pixar ou da DreamWorks, a animação de Hollywood continua a possuir curiosos objectos "menores" como A Idade do Gelo 3: Despertar dos Dinossáurios — este texto foi publicado no Diário de Notícias (2 de Julho), com o título 'A animação da Fox resiste à concorrência'.

... E ao chegar ao terceiro capítulo, os criadores de A Idade do Gelo decidiram envolver os seus protagonistas (o tigre, a preguiça, os mamutes, etc.) com o mundo dos... dinossáurios! O estratagema narrativo parece corresponder a algum desespero, tentando rentabilizar um universo cujas potencialidades narrativas são cada vez mais limitadas. Seja como for, importa sublinhar que o filme, de novo sob a direcção do brasileiro Carlos Saldanha (dirigira também o segundo título da série, sendo co-director do primeiro), confirma o rigor do trabalho com os actores. John Leguizamo, por exemplo, compõe a voz de Sid (a preguiça que quer guardar três “ovinhos” de dinossáurio...) com requintado sentido de humor, mostrando que este é um verdadeiro trabalho de actor.
Vale a pena lembrar ainda que A Idade do Gelo 3 é a renovada aposta da 20th Century Fox para se manter na concorrência com os produtos da Pixar e da DreamWorks: estará uns furos abaixo, mas reafirma-se como entidade importante na dinâmica da actual animação digital made in USA.