terça-feira, julho 28, 2009

As melhores cidades segundo a 'Monocle'

O mais recente número da revista Monocle apresenta o seu top anual de cidades mais habitáveis no mundo. Vários critérios são avaliados, da oferta de transportes públicos à oferta cultural, das horas diárias de luz solar à quantidade de ligações aéreas…

Na primeira edição, em 2007, Munique sagrara-se vencedora. Há um ano foi Copenhaga quem triunfou… Este ano, a liderança da tabela coube a Zurique, na Suíça. O texto que acompanha a apresentação da tabela fala de um planeamento urbano “extraordinário” e junta alguns números esclarecedores: 100 galerias, 50 museus e uma “vida nocturna vibrante”, acrescentando que consegue manter vivo o pequeno comércio. A revista lembra ainda que a cidade elegeu recentemente a sua primeira autacra lésbica, que a arquitectura local é “inovadora” e que favorece edifícios “amigos do ambiente”. Acrescenta ainda que a produção de desperdícios baixou 40 por cento desde que cada habitação tem de pagar por cada saco de lixo que usa e que 51 por cento do que é deitado fora é hoje reciclado. A população da cidade é de 361129 habitantes (ascendendo o número a 1,66 milhões na área metropolitana da cidade).

Ao longo dos próximos dias vamos aqui apresentar as demais cidades deste top revelado pela Monocle… Podemos desde já acrescentar que a Península Ibérica é referida em três ocasiões nesta lista e que Lisboa figura no 25º lugar da tabela mundial (era 24º em 2004, descendo uma posição face à lista apresentada em 2008). E que, além da absoluta ausência da América do Sul, entre as 25 cidades da lista a única representante dos EUA é Honolulu (no Hawai).