quarta-feira, junho 24, 2009

Oscar de melhor filme: 10-nomeados-10

Notícia inesperada proveniente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood: o Oscar de melhor filme vai passar a ser disputado, já a partir do próximo ano (nos prémios referentes à produção de 2009) por 10 filmes. A decisão, anunciada pelo presidente da Academia, Sid Ganis, em conferência de imprensa realizada hoje em Beverly Hills, retoma um sistema que funcionou durante mais de uma década, até à 16ª edição dos Oscars, em 1943 (vencedor: Casablanca). De então para cá, o melhor filme de cada ano, à semelhança da maioria das categorias, é escolhido a partir de 5 nomeados.
Aparentemente, esta é uma maneira de "satisfazer" os protestos dos que têm manifestado algum incómodo pela presença de certos títulos de fraco impacto nos EUA na categoria principal dos Oscars (aconteceu, na última edição, com Frost/Nixon). Na verdade, a decisão traz mais dúvidas que certezas. Assim, por exemplo, que vai acontecer com as categorias de melhor filme de animação e melhor filme estrangeiro? Irão também "expandir-se" para 10 títulos? E o melhor realizador: será que, com 10 títulos a concorrer para melhor filme, o melhor realizador vai continuar a ser escolhido entre 5 nomes?
Para já, recorda-se o calendário: os nomeados para a 82ª edição dos Oscars serão anunciados a 2 de Fevereiro de 2010 — a respectiva cerimónia terá lugar cerca de um mês mais tarde, a 7 de Março, no Kodak Theater.