quinta-feira, junho 18, 2009

Abu Grahib revisto por Errol Morris

Lembram-se das fotos de Abu Grahib? Lembram-se do modo como essas fotos lançaram um debate incontornável sobre as políticas dos EUA no Iraque, uma vez que as imagens permitiam reconhecer que havia prisioneiros, suspeitos de actos terroristas, abusados e torturados por soldados americanos?
Digamos que Standard Operating Procedure, de Errol Morris, é um espantoso exercício cinematográfico, não tanto sobre as peripécias mediáticas com que o acontecimento também foi vivido, mas sim sobre a questão formal e moral que a partir dele podemos colocar. A saber: como lidar com situação tão complexa (e tão perturbante) sem minimizar nenhuma das facetas da verdade que se quer formular?
O filme recebeu o Grande Prémio do Festival de Berlim de 2008. Além do mais, Morris é, hoje em dia, um nome do cinema americano com imenso prestígio internacional. Pois bem, apesar disso, apesar do apelo — e da urgência — do tema, Standard Operating Procedure não passou nas salas portuguesas e foi objecto de um ultra-discreto lançamento em DVD (com o título Operação Padrão).
Digamos que nada disso impede que reconheçamos duas coisas muito básicas: primeiro, que este é um dos acontecimentos marcantes do nosso ano cinematográfico; segundo, que Standard Operating Procedure é um dos filmes maiores do século XXI (dentro e fora dos EUA).

>>> Trailer de Standard Operating Procedure.