domingo, maio 03, 2009

Jornalismo desportivo?

O leitor sabia que, ontem, o Nacional da Madeira conseguiu um resultado muito bom, vencendo por 3-1 o Benfica? E deu conta que a Académica de Coimbra, ao empatar a zero com o Sporting, esteve muito acima da mediania? Dito de outro modo: Nacional e Académica passaram com distinção nos testes que tiveram face a dois dos "grandes" do futebol português.
Enfim, o leitor pode não se interessar por futebol e está no seu direito — eu interesso-me, confesso. Permita-me, por isso, que lhe chame a atenção, não tanto para as proezas daquelas duas equipas, mas sim para o modo como a informação desportiva tende a bloquear o simples facto de os "pequenos" existirem e conseguirem bons resultados.
Se mais provas fossem necessárias sobre o sentido único de muitas formas de jornalismo desportivo (?), estas bastariam: muito mau, assim-assim, chumbados... Os acontecimentos são medidos, ava-liados e noticiados em função de um grupo restrito de clubes. Dir-se-á (diz-se sempre) que isso resulta do facto de as audiências dos jornais — e também da televisão — serem dominadas por adeptos dos "grandes". O que nos deixa perceber os curiosos valores pedagógicos que, assim, se promovem: de acordo com esta lógica, ser adepto de um clube é ignorar as qualidades dos outros... Uma tristeza.