sábado, abril 25, 2009

25 de Abril quase sempre

35 anos depois de 1974, como é que as forças políticas se relacionam com o espaço televisivo? Eis uma questão fundamental cuja pertinência persiste — este texto foi publicado no Diário de Notícias (24 de Abril).

Na segunda-feira, no programa Prós e Contras (RTP1), discutiu-se a Europa e as eleições para o Parlamento Europeu. Nas suas primeiras intervenções, Ilda Figueiredo e Nuno Melo apresentaram imagens para sustentar o seu discurso: respectivamente, um gráfico sobre o endividamento das famílias e uma manchete de um jornal com o ministro da Economia anunciando “o fim da crise” [fotos em cima]. Foram momentos com algo de incomodamente patético. Em primeiro lugar, porque o gráfico, apesar de muito colorido, era virtualmente ilegível; depois, porque o fragmento do jornal surgia numa fotocópia ampliada de péssima qualidade.
São pormenores, eu sei. Mas peço que não me façam dizer aquilo que não estou a dizer. Desde logo, não estou a pôr em causa a eventual pertinência dos dados evocados (os índices económicos, as declarações dos governantes) para os assuntos em debate. Além do mais, não pretendo sugerir, nem de perto nem de longe, que este método “visual” de argumentação seja exclusivo das forças políticas que Ilda Figueiredo e Nuno Melo representam.
Aliás, o meu ponto de vista é abrangente: ambos surgiram como sintoma cristalino do modo como, correntemente, as nossas entidades políticas entendem as imagens e, em particular, o seu funcionamento no interior do fluxo televisivo. Para essas entidades, uma imagem é uma automática e irrefutável prova de verdade: apresenta-se, descreve-se como “coisa” que se basta a si própria e... passa-se à frente. A ideologia dos apanhados funciona exactamente a partir da mesma crença na imanência inquestionável das imagens.
Na prática, isto significa que vamos comemorar o 35º aniversário do 25 de Abril com a gestão política da nossa vida orientada por princípios que, todos os dias, recusam um trabalho essencial: o de olhar e pensar um espaço televisivo que, globalmente, passou a orientar-se por valores populistas liderados pelo império dramático, económico e simbólico da ficção telenovelesca. Por mim, como eleitor, espero há 31 anos (desde a estreia de Gabriela na RTP) que algum partido político tenha a serenidade de questionar este estado de coisas. Poderei gritar qualquer coisa calorosa como “25 de Abril sempre”, mas ainda não é desta que a minha expectativa será satisfeita.