quarta-feira, março 25, 2009

Sob o signo de Elmore Leonard

Killshot — entre nós chamado Alvo a Abater — é um daqueles filmes condenados pela lógica (ou pela falta dela) de um mercado global que desvaloriza os mais "fracos"... Dito de outro modo: este é um filme da Weinstein Company cuja gestação se arrastou ao longo de três anos (era uma herança do estúdio anterior dos irmãos Weinstein, a Miramax), esteve para ser lançado directamente em DVD, acabou por ter uma distribuição ultra-discreta nas salas dos EUA e... correu mal.
E, no entanto, este é um objecto que podia ser comercialmente valorizado através da presença de Mickey Rourke, aqui a interpretar um assassino profissional cuja trajectória se cruza com a vida incauta de um par a desmembrar-se (Diane Lane e Thomas Jane). Dirigido num estilo seco e contundente por John Madden (o realizador de A Paixão de Shakespeare), Alvo a Abater consegue recuperar um certo sabor do policial clássico de série B, quanto mais não seja porque sabe integrar um espírito de ironia, inseparável de uma grande crueza realista, devedor do universo do autor do romance em que se baseia: o grande Elmore Leonard.
A prova de que o filme surge, desde a origem, desamparado está neste facto hoje em dia raríssimo: Killshot nem sequer tem site oficial. Podemos, em todo o caso, visitar Elmore Leonard.