sexta-feira, janeiro 16, 2009

A sala rectangular

Hoje a visita à Casa Branca leva-nos à ala Este, a East Wing, que hoje acolhe essencialmente o staff da primeira dama e o seu gabinete de trabalho. Desde finais do século XIX as mulheres dos presidentes têm uma equipa de trabalho próprio. Muitas vezes instalavam uma sala de trabalho na mansão, ou perto da zona residencial ou no terceiro piso. Hoje as equipas de trabalho (bem mais numerosas que única secretária que acompanhou Grace Coolidge), habitam uma série de salas no piso superior da East Wing, que antes de acolher as primeiras damas era um espaço essencialmente dedicado ao tratamento de correio e protocolo. O gabinete da primeira dama, de geometria rectangular, fica no canto Sul do edifício, com janelas para o jardim. Na imagem, Laura Bush em entrevista a Larry King em 2006.

Nem todas as primeiras damas mantiveram a sua área de trabalho na East Wing. Nancy Reagan manteve aqui a equipa de trabalho, onde frequentemente fazia as suas reuniões. Mas montou um gabinete pessoal no East Bedroom, um dos quartos mais centrais no segundo piso da Residência. Já Hillary Clinton chegou a ter gabinete de trabalho na West Wing.

Apesar de construída em 1942, a East Wing só passou a ser o local “oficial” do gabinete das primeiras damas em 1977, quando ali se instalou. Foi também ela quem criou a posição de “chief of staff” da primeira dama. Na imagem, de 1966, vemos a secretária de imprensa de Lady Bird Johnson, no gabinete que então era serviço de apoio à primeira dama (cujo gabinete de trabalho estava ainda então instalado na mansão).