quinta-feira, janeiro 01, 2009

Popeye é do domínio público

Hoje, dia 1 de Janeiro de 2009, a personagem de Popeye entra no domínio público. Deste lado do Atlântico, entenda-se, uma vez que esta liberalização da utilização da imagem do marinheiro devorador de espinafres decorre da aplicação de uma lei da União Europeia que estabelece o fim da vigência dos direitos de autor de uma obra 70 anos passados sobre a morte do seu criador — Elzie Crisler Segar, cuja primeira história aos quadradinhos de Popeye foi publicada em 1929, faleceu em 1938.
Desde a sua criação, Popeye é uma figura eminentemente popular da cultura de massas [a imagem reproduz o manual de um clube de fãs, em 1935], com representação na banda desenhada, televisão e cinema (incluindo um filme que Robert Altman dirigiu em 1980, com as personagens de Popeye e Olívia Palito entregues, respectivamente, a Robin Williams e Shelley Duvall).
Na prática, esta medida significa que a imagem de Popeye pode começar a surgir em publicidade, t-shirts e até novas histórias sem que seja necessário pagar direitos. Nos EUA, Popeye continua a ser propriedade da King Features até 2024, uma vez que a lei americana estabelece um prazo de gestão dos direitos de autor de 95 anos, contados a partir do estabelecimento do primeiro copyright sobre o produto em causa.

>>> Notícia no jornal The Times.
>>> Popeye na Wikipedia.