sábado, janeiro 17, 2009

The Chap: pop + Londres

Panos Ghikas (sem cabeça, na imagem) — baixo, guitarra, violino, voz e computador; Claire Hope — teclados e voz; Keith Duncan — bateria e voz; Johannes Von Weizsäcker (de punho fechado) — voz, guitarra, violoncelo, computador. Chamam-se The Chap e pertencem à pop experimental de Londres.
O seu álbum Mega Breakfast é uma das boas "sobras" de 2008: uma colecção de onze canções cuja lógica pop (por exemplo, na procura de um refrão) parece sempre posta em causa por derivações vocais ou instrumentais capazes de gerar inesperados espaços de dança ou... introspecção. Por vezes, as guitarras são agrestes. Outras vezes, tudo se enlaça num fingimento de balada. Eminentemente lúdica, mas também de uma geometria austera, a música dos quatro The Chap desenha um espaço de estranho rigor emocional — se é que podemos conceber as emoções a partir de alguma noção de rigor.
Depois de Mega Breakfast, The Chap já lançaram aquilo a que chamaram um mini-álbum, Builders Brew. Antes, a sua discografia inclui The Horse (2003) e Ham (2005). Eis o teledisco de Auto Where To, do alinhamento de Ham.



>>> Site oficial: The Chap.
>>> The Chap:
MySpace.
>>> The Chap em
Lo Recordings.