segunda-feira, janeiro 12, 2009

40 anos de Led Zeppelin

É apenas uma efeméride: foi a 12 de Janeiro de 1969 — faz hoje 40 anos — que foi lançado o primeiro álbum dos Led Zeppelin, de seu nome Led Zeppelin (tendo em conta os II, III e IV que se seguiram, por vezes citado como Led Zeppelin I). Mas não é possível resistir à sua dupla "mensagem": por um lado, a sensação cruel de que o tempo da revolução do rock (ou, se quiserem, do rock revolucionário) está cada vez mais distante; por outro lado, que desse tempo continua a soprar um vento enérgico que não se pode reduzir à mera "nostalgia" da prática corrente das efemérides.
A banda que aqui se lançava no mercado discográfico — Jimmy Page (guitarra), Robert Plant (voz), John Paul Jones (baixo) e John Bonham (bateria) —, em parte gerada pelo desmembramento dos Yardbirds (de Page), afirmava-se através de uma nova relação com a herança do blues. Era um som que colhia no primitivismo das suas inspirações uma carga de energia ampliada pela electricidade, abrindo as paisagens do heavy metal.
Juntamente com grupos como os Deep Purple, os Led Zeppelin emergiam, assim, como um fenómeno ambíguo, feérico e sinfónico, exterior à dicotomia Beatles/Stones. Para além das atribulações da época, o seu som resistiu como só os clássicos podem resistir [ouça-se aqui em baixo o exemplo de Dazed and Confused] — manda a ditadura do calendário que se diga: parece que foi ontem...