segunda-feira, junho 23, 2008

Você disse Tippi Hedren?...

Como nos podemos proteger dos promotores de um mundo asséptico e sem vida? E também sem morte, convém acrescentar... Como reagir à "enésima" tentativa de pintar a existência — incluindo a existência dos filmes — como uma espécie de pureza sem carne, sem sangue e sem desejo?
As perguntas podem soar alarmistas. E podem crer que são. Em todo o caso, não é possível olhar de forma indiferente para a nova boneca Barbie (anunciada par Outubro), "representando" Tippi Hedren nessa sublime personagem que é a 'Melanie Daniels' filmada por Hitchcock em The Birds/Os Pássaros (1963) — chama-se o produto 'Alfred Hitchcock The Birds Barbie Doll'.
Face a tamanho desaforo, o bom cinéfilo só pode perguntar: que varia o velho Hitch face a esta apropriação iconográfica? Não andaremos longe da verdade se dissermos que ofereceria a cada prendada criança uma imagem como esta aqui em baixo, aproveitando para contar uma fábula com gente realmente viva e medo muito a sério — tudo devidamente encerrado com um carinhoso beijinho de boa noite.