terça-feira, junho 24, 2008

Uma pérola esquecida

Manda a história “canónica” da música pop que se aponte Pet Sounds como a “obra-prima” dos Beach Boys. Nada contra... Manda a memória que se não esqueça também, esse outro monumento, concebido logo de seguida, mas editado apenas na forma de single, sob o título Good Vibrations. E, cortesia das antologias de “êxitos” e das listas de recuerdos mais frequentes no FM, igualmente viva parece estar a memória da banda nos primeiros dias de 60, os hinos de praia e surf dos seus primeiros discos. A grande verdade é que, muita da discografia dos Beach Boys continua a ser para muitos uma ilustre desconhecida. E na qual se escondem pérolas maiores da história pop rock como é o caso de Friends, álbum de 1968 editado faz hoje, precisamente, 40 anos, a 24 de Junho de 1968.
Friends assinalou o regresso da banda ao estúdio após o conturbado colapso desse sonho interrompido que se chamou Smile, disco abandonado a meio, e entretanto transformado em Smiley Smile e no imediatamente seu sucessor, Wild Honey, ambos em 1967. Friends representou o último momento de protagonismo de Brian Wilson nos Beach Boys até meados de 70 e a sua presença é bem evidente num disco curto, feito de visões pop, de certa maneira seguindo algumas das sugestões de Pet Sounds. Talvez o segundo melhor álbum da longa discografia dos Beach Boys, Friends acabou, por razões várias, um dos mais injustamente ignorados discos da sua obra e, na tabela de vendas norte-americana não subiu além do número 128!... 1968 foi um ano agitado, dos conflitos nas ruas de Paris aos protestos contra a guerra no Vietname. Sem esquecer as mortes de Luther King e de Robert Kennedy... Friends, apolítico, tranquilo, com marcas pontuais do envolvimento do grupo com a meditação transcendental, era a banda sonora oposta ao rumo dos acontecimentos. E como se o contexto de época não bastasse, a história pessoal do último ano na carreira dos Beach Boys em nada contribuiu para o benefício da dúvida de um público que, entretanto, caminhara rumo a outros heróis... Friends é um disco curto, elegante, pacífico. O tempo deu-lhe atenção e hoje, mesmo mal amado pelas dietas que reduzem a história da pop a uma soma de sucessos, é reconhecido como um dos mais importantes álbuns dos Beach Boys.



Este é o filme promocional que, na época, acompanhou o lançamento de Friends, tema-título do álbum e único single dele então extraído. O arranjo vocal não deixa dúvidas sobre a presença protagonista de Brian Wilson em estúdio. Apesar dos maus resultados obtidos pelo álbum, o single ainda subiu ao número 47 nos Estados Unidos. Fraco, todavia, para quem anos antes mal saia do top 10