domingo, janeiro 06, 2008

Indiana Jones, 1957

Conheçam a agente Spalko, figura temível dos serviços secretos da URSS, no ano conturbado de 1957... Ou será Cate Blanchett?... É mesmo! Esta é uma das novas personagens do quarto título da saga de Indiana Jones — Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull (estreia mundial em Maio) —, tema de capa da edição de Fevereiro da revista Vanity Fair. É um dossier impressionante, dominado pelo artigo 'Keys to the Kingdom', de Jim Windolf, com entrevistas com George Lucas e Steven Spielberg (onde este fala, por exemplo, do facto de filmes como Tubarão ou A Lista de Schindler continuarem interditos aos seus filhos mais novos) e incluindo esta e outras imagens com assinatura da sempre magnífica Annie Leibovitz.
Ficamos a saber, por exemplo, que a nova personagem do jovem Mutt Williams (interpretado por Shia LaBeouf, que vimos em Eu, Robot, Bobby e Transformers) poderá ser filho de Indiana Jones e da sua companheira de Os Salteadores da Arca Perdida (1981), Marion Ravenwood (que, aliás, regressa interpretada por Karen Allen). Mais do que isso: há especulações que admitem a possibilidade de Williams/LaBeouf se assumir como herdeiro cinematográfico de "Indy", a ponto de este filme poder iniciar uma nova trilogia.
Entretanto, na ficha de Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull surgem alguns fiéis colaboradores de Spielberg como John Williams (música) Janusz Kaminski (fotografia) e Michael Kahn (montagem). O argumento, baseado numa história de George Lucas, tem assinatura de David Koepp — é a quarta vez que trabalha com Spielberg, depois de Parque Jurássico (1993), O Mundo Perdido (1997) e A Guerra dos Mundos (2005); Koepp assinou também, entre outros, os argumentos de Missão Impossível (1996) e Os Olhos da Serpente (1998), ambos de Brian De Palma, e Sala de Pânico (2002), de David Fincher.