terça-feira, setembro 25, 2007

Herbie & Joni

Está a chegar um novo álbum de Joni Mitchell: dá pelo nome de Shine e tem a chancela da editora das lojas Starbucks, Hear Music. Enquanto esperamos, temos uma obra-prima feita a partir das canções de Joni Mitchell, com assinatura de uma das lendas vivas do jazz: Sua Excelência, o Sr. Herbie Hancock. Chama-se River: The Joni Letters e é uma antologia de dez temas revistos, reencenados e reinventados pela arte paradoxal de Herbie Hancock, da austeridade pudica do seu piano à crueza inconfundível da voz de... Tina Turner!
É verdade: Tina Turner é uma das convidadas desta aventura que não podemos deixar de aproximar do magnífico Possibilities (2005), em que Hancock mobilizava, entre outros, Christina Aguilera, Paul Simon e Annie Lennox para uma colecção de delicadas e festivas contaminações entre jazz e pop. River: The Joni Letters vai de Norah Jones a Leonard Cohen — sem dispensar a própria Joni Mitchell —, numa dinâmica criativa que escapa a qualquer rótulo "tradicional", mesmo se é verdade que, da sensibilidade jazzística, conserva sempre o sentido de risco, o gosto do improviso e a obsessão pela estrutura. O alinhamento é este:

* Court and Spark, Norah Jones
* Edith and the Kingpin, Tina Turner
* Both Sides Now [instrumental]
* River, Corinne Bailey Rae
* Sweet Bird [instrumental]
* Tea Leaf Prophecy, Joni Mitchell
* Solitude [instrumental]
* Amelia, Luciana Souza
* Nefertiti [instrumental]
* The Jungle Line, Leonard Cohen [spoken word]

Todos os temas são de autoria de Joni Mitchell, excepto Tea Leaf Prophecy (Joni Mitchell/Larry Klein) e Nefertiti (Wayne Shorter). Os músicos são:

* Herbie Hancock (piano)
* Wayne Shorter (saxofones tenor e soprano)
* Dave Holland (baixo)
* Vinnie Colaiuta (bateria)
* Lionel Loueke (guitarra).