quinta-feira, fevereiro 22, 2007

London Calling 2007 (Parte 4)

A viver os ultimos dias de representações no Duke Of Yorke Theatre, a espantosa peça de Tom Stoppard Rock'N'Roll garantiu a Londres uma das suas mais elogiadas e vistas manifestações de bom teatro nos últimos meses. A peça mostra-se com novo elenco, no qual se destacam agora as presenças de Dominic West (Jan), Emma Fielding (Eleanor) e David Calder (Max).
História que nos transporta de 1968 a 1990, ou seja, entre a ocupação de Praga por tropas soviéticas e o momento em que estas abandonam a cidade, muro de Berlim caído algum tempo antes e bloco comunista europeu em desmoronamento total, Rock'N'Roll usa como metáforas e ganchos narrativos algumas canções que a história da música popular viveu nesses mesmos anos. A música e seus sentidos acrescentam sal e contexto ao conjunto de quadros e vinhetas pelos quais a vida das personagens nos é apresentada. A acção divide-se entre Cambridge e Praga, da primeira nascendo uma afinidade cultural e emocional com a vida e obra de Syd Barrett, que acaba transformado num dos pilares de referência pelos quais o tempo da acção evolui. Em Praga conhecemos, por sua vez, os efeitos na sociedade jovem do colectivo Plastic People Of The Universe, que assimila ensinamentos colhidos na cultura rock'n'roll ocidental e os projecta em eventos e manifestações numa sociedade que neles acaba por ver forças ainda mais perigosas que os dissidentes.
A peca não só permite o recordar da história como lança sólido debate ideológico na sua fundação, opondo essencialmente as visões de um professor de Cambridge que, mesmo contra todas as manifestações contrárias, ainda acredita no sonho comunista e um antigo aluno seu, checo, que se muda para Praga com a sua colecção de discos (Pink Floyd, Syd Batrrett, Beach Boys, Velvet Underground, Kinks), para neles ver reconhecidos inesperados manifestos de oposição ao regime.
Encenação espantosa de Trevor Nunn e inteligente cenário criado por Robert Jones para uma peça onde a música, recordada nas versões originais de gravações de Syd Barrett, Rolling Stones, Pink Floyd, Velvet Underground, Beach Boys ou U2, entre outros, e usada com propriedades narrativas.