quinta-feira, agosto 10, 2006

Towne, Robert: realizador e argumentista

* Robert Towne realizou o filme A Poeira do Tempo, com Colin Farrell e Salma Hayek, que estreia hoje em terras portuguesas.
* A Poeira do Tempo é uma adaptação de Ask the Dust, de John Fante, um dos mais belos e magoados romances americanos do século XX.
* Filme e romance contam a história de um amor trágico, entre o escritor Arturo Bandini (alter-ego de Fante) e Camilla Lopez, uma mexicana à procura de um lugar seguro no labirinto de Los Angeles nos tempos da Depressão.
* O cinema contemporâneo não é feito apenas dos títulos protegidos com campanhas esmagadoras (ou com "direito" a passar nos telejornais das televisões generalistas). O paradoxo de A Poeira do Tempo é que, sendo um objecto alheio a modas mais ou menos fugazes, é também um exercício narrativo que se mantém obsessivamente próximo do grande cinema romanesco made in Hollywood.
* Sobre Robert Towne, simplificando, digamos que é um dos grandes narradores do moderno cinema americano, mesmo se a sua carreira é feita de muitos e contrastados altos e baixos. Em todo o caso, o simples facto de ter escrito uma obra-prima do argumento — para Chinatown (1974), de Roman Polanski — faz dele uma referência de eleição na dinâmica daquele cinema.

MAIL