domingo, junho 04, 2006

Diabolicamente na moda

Seja o que for que aí venha, este é, segu-ramente, um dos melhores cartazes de filmes do ano — uma peque-na grande lição de como se po-de fazer pas-sar uma men-sagem precisa (uma perso-nagem "dia-bólica" que se move no mun-do da alta costura) atra-vés de uma concepção vi-sual que se distingue pelo sentido lúdico e também pela sóbria e adequada elegância de toda a sua elaboração.
The Devil Wears Prada baseia-se no livro homónimo de Lauren Weisberger. A autora projecta na escrita a sua própria experiência enquanto assistente de uma exuberante editora de moda, famosa pelo seu estilo autoritário e manipulador. A figura "maligna" chama-se, agora, Miranda Priestly e surge na pose super-elaborada de uma Meryl Streep de cabelos prateados — veja-se o sugestivo trailer; a assistente, Andy Sachs, é interpretada por Anne Hathaway (que vimos como mulher de Jake Gyllenhaal, em O Segredo de Brokeback Mountain).
O realizador de The Devil Wears Prada, David Frankel, tem uma carreira predominantemente televisiva, por exemplo na série O Sexo e a Cidade. Lançado pela Random House, o livro de Lauren Weisberger foi um best-seller internacional, estando já traduzido em 27 países; a edição portuguesa intitula-se O Diabo Veste Prada e tem a chancela da Editorial Presença. O filme, com estreia americana marcada para 30 de Junho, ainda não está agendado para o mercado português.

MAIL