quarta-feira, maio 24, 2006

Postal de Cannes, 23 de Maio de 2006

* Brad Pitt (na foto) — é um dos nomes do elenco de Babel (competição), a par de Cate Blanchett, Gael Garcia Bernal, Koji Yakusho e ainda a impecável Elle Fanning, tão discreta e brilhante quanto a irmã (Dakota Fanning). O novo filme de Alejandro Gonzalez Inarritu (Amor Cão, 21 Gramas), de novo escrito pelo seu fiel colaborador Guillermo Arriaga, funciona como uma tremenda máquina de curto-circuitos factuais e simbólicos, concretos e abstractos: a história comeca em Marrocos, ecoa nos EUA, relança-se para o México, deriva para o Japão... Uma teia fascinante sobre o admirável mundo novo em que vivemos : toda a proximidade e distância, toda a distância e envolvimento... E atenção: mais uma bela banda sonora assinada por Gustavo Santaolalla.

* Ana Moreira - a actriz de Os Mutantes (1998), de Teresa Villaverde, volta a ser o núcleo forte do novo e magnífico filme da realizadora portuguesa: Transe (Quinzena dos Realizadores). Uma história de tráfico de mulheres que não pode ser lida como mero exercício sociológico: Villaverde consegue filmar uma tenacidade de viver que emerge como o desesperado resto de pequenas e grandes tragédias que assombram a nossa Europa — e, nesse sentido, um filme que inventa uma nova geografia afectiva para os nossos medos e culpas.

* Lucas Belvaux - actor e cineasta belga (autor de uma trilogia ja estreada em Portugal: Um Casal Encantador, Em Fuga, Depois da Vida) que volta a surpreender (competição) com La Raison du Plus Faible, um policial que combina uma aguda visão social com a recuperação de códigos que vêm tanto da tradição francesa como das memórias de Hollywood. Um belo filme a provar que algum cinema europeu continua a saber reescrever, sem modernismos postiços, as suas referências mais populares.

MAIL