
In The Aeroplane Over The Sea traduz perfeitamente a designação fuzz folk que o grupo inventou para o seu som. Parte de raízes rurais, folksy, de uma América profunda sentida com os dedos nos dias de infância em Ruston, junta-lhe pistas colhidas na memória musical do século XX, do som de bandas de funerais, banjos, acordeão, flautas, mas injecta na música valentes choques de electricidade e distorção lo-fi, e ainda uma megalomania sónica quase quixotesca que explica o entusiasmo de quem a eles agora chega, por via dos Arcade Fire ou Clap Your Hands Say Yeah.
Apesar de críptico nas palavras, Jeff Mangum explicou, à altura da edição original do álbum (em 1998), que este era um disco nascido do estado emocional em que o deixou a leitura dos diários de Anne Frank. Não só as referências de cores musicais apontam ao tempo de vida de Anne Frank (1929-1945), como há citações concretas à sua história em Oh Comley ou Holland, 1945. O tom de melancolia e os surtos de dor e raiva que dominam este disco partem das memórias da jovem Anne Frank e servem depois outras projecções autobiográficas do próprio Mangum, todavia indecifráveis numa poética sempre abstracta, mais sugestiva que narrativa.
Este é um acontecimento que não pode acabar esquecido na memória de 1998, um álbum obrigatório, a (re)descobrir sete anos depois. E, reafirmo, o “melhor disco dos anos 90”.
Há poucas semanas chegou aos escarapates das lojas de livros no Reino Unido e Estados Unidos o volume 29 da série 33 1/3 dedicada a In The Aeroplane Over The Sea, com entusiasmado texto de Kim Cooper. Para breve espera-se a edição de um álbum que recolherá singles e cassetes editados antes de 1996 por Jeff Mangum sob a capa Neutral Milk Hotel. Se gravarão algo de novo não se sabe… Mas que o mundo pop/rock já ficou diferente por sua causa, especialmente por conta deste álbum de 1998, não há dúvidas!
Neutral Milk Hotel "In The Aeroplane Over The Sea" (1998)
Como ouvir? O disco é hoje (18.00 horas) e amanhã (22.00) o destaque nos “Discos Perdidos” dos Discos Voadores, na Radar (97.8 FM ou, via Internet, no link à direita neste blogue).
Se gostou, escute depois:
Elf Power “A Dream In Sound” (1999)
Of Montreal “Coquelicot Asleep In The Poppies” (2001)
Clap Your Hands Say Yeah “Clap Your Hands Say Yeah” (2006)
PS. Este album dos Neutral Milk Hotel teve reedição, pela Domino Records em finais de 2005, com capa adicional de cartão com declarações de fãs entusiasmados, entre os quais Ben Reed Parry dos Arcade Fire e ainda de Bob Hardy dos Franz Ferdinand, manifestos admiradores deste álbum. A representante local do disco, a Edel, respondeu assim quando confrontada com a necessidade de promoção de um disco como este: “é uma reedição!...”… E, claro, acabou ignorado.