quarta-feira, fevereiro 08, 2006

O regresso de mais três veteranos

Três veteranos preparam-se para regressar aos discos. Dois deles senhores de notável discografia, o terceiro sendo autor de uma das obras mais regadas em azeite da história (em alguns casos tendo usado mais óleo que azeite, mas enfim…).
Comecemos por Ronnie Spector (na foto), figura de proa das Ronettes, que se prepara para editar, a 6 de Abril, o delicioso Last Of The Rock Stars, um álbum que junta o presente às heranças naturais do seu passado, sem esconder o inevitável envelhecimento de uma voz agora com travo vintage. O disco que Nancy Sintara editou há dois anos pode aqui servir de modelo de comparação, apesar das diferenças na forma e resultados finais (mais detalhes brevemente).
Mais próxima está a edição, este mês, de Other People’s Lives, disco a solo do mítico Ray Davies (o histórico líder dos Kinks). O disco recolhe canções escritas ao longo dos últimos anos em New Orleans, para onde se mudou (e foi há algum tempo alvo de assalto e tiroteio). E estabelece pontes entre a América e Inglaterra, com naturais presenças das suas linguagens musicais e com letras que traduzem um olhar sempre irónico sobre a realidade.
O terceiro dos veteranos que regressa é, também este mês,… pois… Neil Diamond! Se a notícia acabasse assim, remeteríamos a novidade no mesmo baú que um eventual novo disco de Demis Roussos… Mas acontece que o disco teve como produtor Rick Rubin, o mesmo que devolveu Johnny Cash à sua melhor forma em meados de 90. 12 Songs é, diz-se, um álbum melancólico, feito de canções da autoria de Diamond, que Rubin despiu à essência num jogo de voz, guitarra acústica e discreto acompanhamento por uma banda. A crítica americana fala deste como o melhor álbum da carreira de Neil Diamond… Será este o seu Songs From The Weast Coast (o melhor e mais esquecido álbum de Elton John desde inícios de 70)? Escutemos, antes de largar mais entusiasmo ou de torcer o nariz…

MAIL