
Antes de se falar em
brit pop, antes da reinvenção do grupo como inventivos experimentadores
indie rock, muito antes de aventuras paralelas com
hip hop e outras contaminações, os Blur eram, em finais de 80, jovens aspirantes a um lugar ao Sol num panorama pop alternativo britânico que, apesar das boas prestações dos House of Love, Ride ou Stone Roses, ainda não tinha encontrado uma banda capaz de repetir o protagonismo dos Smiths. Em 1989, quando surgiram, chamavam-se ainda Seymour, e depois de alguns concertos, e de um rápido contrato com a Food Records (subsidiária com espírito indie da EMI), mudaram de nome para Blur, editando como single de estreia o soberbo
She’s So High, que levou muitos a confundi-los com a vaga
shoegazer que proliferava na altura. Mas os Blur tinham outras referências nas suas memórias musicais pessoais, cruzando o som
indie de finais de 80 (o novo apelo dançável em terreno pop/rock e as então redescobertas vitaminas criativas do psicadelismo) com paixões que mais tarde se revelariam evidentes, dos Kinks aos Madness, do
punk (escola Jam) aos Small Faces, não esquecendo naturalmente os Smiths. O segundo single dos Blur,
There’s No Other Way, catapultou-os imediatamente para um patamar de protagonismo numa cena pop que então procurava alimento na euforia do Madchester (com a qual a banda foi também confundida). A estrutura rítmica da canção sugeria essa afinidade (apenas pontual, como depois se constataria), mas o melodismo exibia uma alma herdeira de várias histórias pop inglesas de 60 e 70 que definiriam, mais tarde, o caminho de demanda de personalidade daquela que se afirmaria, dez anos depois, como a melhor banda britânica da geração de 90. Apesar de datado e relativamente incaracterístico no seio da obra total do grupo,
There’s No Other Way foi a canção que colocou o grupo no mapa e, sem dúvida, um dos melhres singles de 1991.
BLUR “There’s No Other Way” (Food, 1991)
Lado A: There’s No Other Way” (Albarn/Albarn, Coxon, James, Rowntree)
Lado B: Inertia (Albarn/Albarn, Coxon, James, Rowntree)
Produção: Stephen Street e Blur
Posição mais alta no Reino Unido: 11MAIL