domingo, novembro 20, 2005

Michael Cunningham em Lisboa

Michael Cunningham estará em Lisboa esta semana para promover o seu novo romance, Dias Exemplares (no original Specimen Days), o primeiro que publica desde As Horas (1998), que em 1999 lhe valeu a conquista de uma série de prémios literários, entre os quais o Pultizer e o PEN/Faulkner. O romance, editado pela Gradiva, usa um jogo de personagens comuns (um rapaz, um homem e uma mulher) e aceita a presença transversal de referências ao poeta Walt Whitman, mas divide-se em três histórias distintas. Dentro da Máquina, a primeira, decorre entre fantasmas durante a Revolução Industrial. A segunda, A Cruzada das Crianças, tem cenário actual, narrando a perseguição a um grupo de terroristas que ameaçam Nova Iorque. A terceira, Uma Espécie de Beleza, projecta-nos numa Nova Iorque do futuro, cidade invadida por forasteiros chegados do primeiro planeta a ser contactado pela humanidade. Pelas três passa, contudo, uma ideia firme: a reflexão sobre o rumo e os significados da América.
Além de uma série de encontros com os media, Michael Cunningham estará presente no lançamento oficial do livro, dia 22 (terça-feira) no El Corte Inglês, pelas 18.30. A apresentação do livro e do autor será feita por Nuno Galopim.
No Site oficial podemos ler uma biografia do escritor, e ler excertos dos seus livros, entre os quais o ensaio de viagens Land’s End, de 2002, um olhar de Cunningham sobre Provincetown, uma das mais antigas pequenas cidades americanas. Este título, sem tradução para português, pode ser adquirido através de um link neste site.

Obra de Michael Cunningham traduzida para português:
1990. Uma Casa no Fim do Mundo
1995. Sangue do Meu Sangue
1998. As Horas
2005. Dias Exemplares


El Corte Inglês. Terça-feira, dia 22, pelas 18.30

MAIL