sábado, setembro 03, 2005

Sound + Vision

Porque se juntam dois jornalistas para escrever além dos seus espaços profissionais? Para complementar, para debater, para ir além do que o espaço finito das edições em papel e das emissões de rádio e televisão nos permitem.
Sound + Vision não quer ser um jornal. Não respira o ritmo da notícia nem dela viverá. Mas pode comentar, contextualizar, como enquadrar. Pode recordar e projectar. Pode sugerir, pode revelar. Quer partilhar, quer entusiasmar.
Não veremos nunca o blogue como um espaço de manobra além-jornal nem de promoção de egos. Não haverá aqui cachas antes de publicadas no Diário de Notícias e Cinema 2000. Não haverá críticas reveladas antes de também aí apresentadas. Assim não usaremos este espaço para justificar qualquer ideia que tenhamos escrito ou defendido nos meios onde exercemos a actividade profissional. O seu em seu lugar! Afinal de contas, não é (ou pode ser) a Internet um meio que nos leva a repensar a lógica e os sentidos das nossas escritas?
A música, o cinema, o som e a imagem. E também a fotografia, a pintura, a rádio, a televisão, os livros, o que nos entusiasme e estimule. Não comentaremos autarcas nem ministros, empresários nem matemáticos… Mas talvez sim… Sempre com um sentido de liberdade capaz de abrir espaço às questões que os tempos e contextos nos coloquem pela frente. O que deixa no ar sinais de que, mais dia, menos dia, alguém possa escrever sobre o Chelsea… ou a Williams BMW…
Neste espaço que fisicamente não existe vamos falar de discos novos e menos novos, de filmes estreados há minutos ou há anos atrás, de figuras e artes, de ideias e feitos..
Somos dois à partida. Conhecemo-nos bem e gostamos de partilhar gostos. E a este espaço traremos amigos que partilhem connosco a vontade de falar destes assuntos de forma elevada e sóbria.
Sound + Vision. Sim, é uma canção de Bowie… E o blogue apresenta-se no mais puro “true blue”… Alguém esperaria outra coisa?

Nuno Galopim
João Lopes
MAIL