quinta-feira, setembro 10, 2009

Cine-Madonna (7/7)

Está a chegar Sujidade e Sabedoria (estreia: 10 Setembro), primeiro filme de Madonna cineasta, suscitando memórias do seu trajecto em cinema — é uma boa oportunidade para revisitarmos alguns dos seus trabalhos como actriz, começando por recusar a mitologia negativa que considera a sua carreira "irrelevante". [1] [2] [3] [4] [5] [6]

Ficou quase como uma lenda, paralela ao filme, o empenho de Madonna em interpretar a personagem de Eva Perón (1919-1952). De tal modo que escreveu uma carta ao realizador Alan Parker, tentando mostrar que tinha nascido para assumir a personagem. E assim aconteceu, de facto: o musical de Andrew Lloyd Webber, com letras de Tim Rice, tornou-se filme em 1996, com Madonna a interpretar a sua personagem mais "cantada", mas também uma das mais complexas em termos históricos e dramáticos.
Evita tem tudo o que a tradição do musical exige, desde a grandiosidade cenográfica até à pluralidade de registos emocionais. Mas tem também uma singular dimensão realista que lhe empresta a vibração de um objecto em que o artifício do entertainment e a crueza da história individual e colectiva se combinam de modo especialmente feliz.
Foi também o filme que deu a Madonna o seu mais importante prémio cinematográfico: o Globo de Ouro de melhor actriz (comédia ou musical). Contra a maioria das expectativas, tanto não bastou para que ela tivesse a nomeação para o Oscar de melhor actriz, o que foi interpretado por muitos como um gesto cruel de afastamento por parte da comunidade de Hollywood. Em todo o caso, registe-se que You Must Love Me, tema composto por Rice e Webber para o próprio filme, conquistou o Oscar de melhor canção.