Enquanto aguardamos o lançamento do novo Bach de Anne Sofie von Otter (com cantatas e árias), sugerimos uma breve deambulação pela sua dis-cografia, celebrando a delicada sofisticação e os espantosos contrastes da mezzo-soprano sueca.
[1] [2] [3] [4] [5] [6]
Na origem destas "canções-com-orquestra" está a vontade expressa por Anne Sofie de gravar um álbum com música sueca contemporânea. Em boa verdade, duas das três obras gravadas foram compostas explicitamente para a mezzo-soprano: ...lontana in sonno..., de Anders Hillborg (n. 1954), com versos de Petrarca, e Lydias Sanger [Lydia's Songs], de Hans Gefors (n. 1952), inspirado no romance Den Allvarsamma Leken [The Serious Game], de Hjalmar Söderberg (a sua peça Gertrud foi adaptada ao cinema, em 1964, por Carl Th. Dreyer); a terceira obra, 4 Epitaphs, tem assinatura de Laci Boldemann (1921-1969), compositor nascido em Helsínquia, mas cuja história dramática é indissociável da sua existência na Suécia. Com a Orquestra Sinfónica de Gotemburgo, sob a direcção de Kent Nagano, combinando registos ao vivo com gravações de estúdio, esta é uma panorâmica existencial em que se cruzam os temas primordias do amor e da morte, da tragédia e da resistência humana. Cada uma das peças interpretadas é um desafio técnico e emocional que Anne Sofie supera com uma imensa e desarmante serenidade — para além de géneros ou origens, este foi um dos acontecimentos maiores da edição discográfica em 2008.
>>> BOLDEMANN, GEFORS, HILLBORG, Orchestral Songs.
[1] [2] [3] [4] [5] [6]
Na origem destas "canções-com-orquestra" está a vontade expressa por Anne Sofie de gravar um álbum com música sueca contemporânea. Em boa verdade, duas das três obras gravadas foram compostas explicitamente para a mezzo-soprano: ...lontana in sonno..., de Anders Hillborg (n. 1954), com versos de Petrarca, e Lydias Sanger [Lydia's Songs], de Hans Gefors (n. 1952), inspirado no romance Den Allvarsamma Leken [The Serious Game], de Hjalmar Söderberg (a sua peça Gertrud foi adaptada ao cinema, em 1964, por Carl Th. Dreyer); a terceira obra, 4 Epitaphs, tem assinatura de Laci Boldemann (1921-1969), compositor nascido em Helsínquia, mas cuja história dramática é indissociável da sua existência na Suécia. Com a Orquestra Sinfónica de Gotemburgo, sob a direcção de Kent Nagano, combinando registos ao vivo com gravações de estúdio, esta é uma panorâmica existencial em que se cruzam os temas primordias do amor e da morte, da tragédia e da resistência humana. Cada uma das peças interpretadas é um desafio técnico e emocional que Anne Sofie supera com uma imensa e desarmante serenidade — para além de géneros ou origens, este foi um dos acontecimentos maiores da edição discográfica em 2008.
>>> BOLDEMANN, GEFORS, HILLBORG, Orchestral Songs.