segunda-feira, dezembro 29, 2008

Realismo contra (tele)novelas

Mais do que nunca, a estética televisiva do quotidiano está no centro da nossa vida audiovisual — este texto foi publicado no Diário de Notícias (28 de Dezembro), com o título 'Como sobreviver às telenovelas?'

Não está na moda, mas anda por aí: o realismo cinematográfico continua a marcar algumas das mais estimulantes imagens e narrativas do nosso presente. Mais do que produto de uma estética (há no seu seio muitas e variadas tendências), trata-se da afirmação de uma ética que nos ajuda a sobreviver à formatação das narrativas e à normalização dos olhares todos os dias decorrentes do domínio totalitário das telenovelas.
Curiosamente, o fim de ano cinematográfico foi marcado por quatro estreias que nos permitem compreender os fascinantes riscos criativos desse realismo, ou melhor, realismos que não aceitam submeter-se à estreiteza mental dos modelos narrativos que ocupam os horários nobres das televisões e também a imprensa cor de rosa que os cauciona. São, além do mais, todas elas estreias europeias, a confirmar a vitalidade do cinema do nosso continente (o que, como é óbvio, não implica qualquer desinteresse pela actualidade de muitos títulos fascinantes da produção americana).
O Silêncio de Lorna [foto], dos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne, poderá servir de símbolo de tudo aquilo que está em jogo. Filmando a saga de uma jovem albanesa (interpretada pela fabulosa Arta Dobroshi) que tenta adquirir a nacionalidade belga, os irmãos Dardenne mergulham fundo nas inquietações de uma Europa que nem sempre sabe lidar com as suas próprias contradições internas. Se o trabalho dos Dardenne visa criar uma ambígua ilusão de documentário, Steve McQueen, artista plástico inglês, filma um desespero que tende para a indizível nitidez da morte. O seu filme Fome, premiado com a Câmara de Ouro (melhor primeira obra) do último Festival de Cannes, é uma evocação da greve da fome de Bobby Sands e outros militantes do IRA que, em 1982, lutavam pelo estatuto de prisioneiros políticos. Tanto O Silêncio de Lorna como Fome são exercícios em que o olhar realista passa, antes de tudo o mais, pela vibração dos corpos.
Algo de semelhante se poderá dizer de Caos Calmo, do italiano Antonello Grimaldi, e Os Três Macacos [cartaz], do turco Nuri Bilge Ceylan. Com uma diferença que está longe de ser secundária: para além de todas as diferenças de tom e ambiente, ambos nos dão a ver os laços familiares despidos de clichés deterministas e moralistas (precisamente os que fazem lei no espaço das telenovelas). No primeiro caso, trata-se de observar a vivência de um administrador de uma grande empresa (extraordinária interpretação de Nanni Moretti) confrontado com a morte súbita da sua mulher; no segundo, a família (pai/mãe/filho) vive rasgada pela teia de equívocos e mentiras que vai construindo. Além do mais, o filme de Ceylan é um notável exemplo de integração das mais recentes câmaras digitais ao serviço de um look cuja estranheza e inquietação se enraíza num novo entendimento das potencialidades do olhar realista.
Nem todo o cinema europeu tem estas marcas realistas. Aliás, mais do que nunca, importa reconhecer a sua pluralidade e defender a respectiva existência cultural e económica. Seja como for, esta exigência de “colar” as histórias à realidade social decorre de uma exigência fundamental: a de olhar à sua volta e não pactuar com a mediocridade televisiva.