sexta-feira, janeiro 21, 2011

Woody Allen, realizador "estrangeiro" (2/2)


[1] Woody Allen continua a filmar na Europa. Em Vais Conhecer o Homem dos Teus Sonhos, continua também a trabalhar com elencos invulgares [foto de rodagem, com Anthony Hopkins e Naomi Watts]. Este texto, resultante de um encontro com jornalistas em Maio de 2010, em Cannes, serviu de base a uma peça publicada no Diário de Notícias (18 de Janeiro).

[Tendo em conta a sua longa carreira e os papéis que interpretou] não admira que já não se sinta na “obrigação” de assumir as personagens centrais dos seus filmes. Considerando que isso lhe trouxe alguns bons “papéis românticos”, contracenando com actrizes como Diane Keaton ou Mia Farrow, Woody Allen reconhece que, neste filme, poderia ter assumido a personagem de Anthony Hopkins. Mas não teria comparação: “Hopkins é um extraordinário actor shakespeareano; eu talvez conseguisse mais gargalhadas, mas seria mais linear.”
Daí também a pergunta inevitável: será que os sucessivos filmes rodados na Europa mudaram o trabalho de Woody Allen? “Não sinto que esse trabalho me tenha mudado a mim. E tem sido um prazer. Quando eu tinha 20/30 anos, em Nova Iorque, sentíamo-nos cansados dos filmes de Hollywood e admirávamos imenso os autores europeus e de outras origens. Por exemplo, Kurosawa, Buñuel, Bergman, Fellini... Nessa altura, se me perguntasse o que é que eu queria ser, a minha resposta seria: quero ser um realizador estrangeiro! Não podia, claro. Mas com o passar dos anos, as circunstâncias económicas transformaram-me num realizador estrangeiro.” Na prática, como reconhece Woody Allen, tudo isso se liga com as estruturas de produção: “Nos EUA, os estúdios querem envolver-se em tudo, desde a escrita do argumento até à escolha dos actores. Na Europa, se um produtor gosta do realizador, isso pode bastar para investir num dos seus projectos.”
Além do mais, muitas vezes, o processo de produção é mais rápido na Europa: “Por vezes, nos EUA, podem gastar-se anos: escreve-se um argumento, arranja-se um produtor, o produtor diz que sim se conseguirmos uma grande estrela... Depois marcamos um almoço com Jack Nicholson, ele diz que sim, daí a seis meses. Seis meses depois, Jack Nicholson diz que, afinal, lhe apareceu outra coisa... Três anos depois, o realizador talvez consiga fazer o filme. No meu caso, parto já com o financiamento garantido, escrevo o filme em dois meses, gasto mais quatro ou cinco para o fazer... Não é assim tão difícil como parece.”
Como está, então, a relação com Nova Iorque? Terá havido um corte com a sua bem amada cidade? “Não, não houve nenhum corte: quero voltar a fazer filmes em Nova Iorque, até porque é onde continuo a viver. Acontece que Nova Iorque se tornou uma cidade muito cara. Foi o que senti quando regressei, em 2009, para fazer Tudo Pode Dar Certo. Agora, com Vais Conhecer o Homem dos Teus Sonhos, a história até podia fazer sentido em Nova Iorque, mas não era possível obter o financiamento necessário: o mesmo projecto implicaria mais alguns milhões de dólares.”
Por isso mesmo, Woody Allen insiste que tem muita sorte: “Tenho tempo para tocar com a minha banda de jazz, para estar com os meus filhos, para ir de férias, para assistir a jogos de beisebol ou basquetebol...”. Aliás, faz questão em afirmar-se como um grande fã de desportos: “Interesso-me muito por desportos. Na escola, era mesmo um atleta, apesar de usar estes óculos que me dão um ar de intelectual. Joguei beisebol muito bem. Quando regressar a casa, em Nova Iorque, a primeira coisa que vou fazer é ligar a televisão para saber as notícias do beisebol.”