A Study in Choreography for Camera (1945) |
Redescobrir os clássicos do cinema através da guitarra eléctrica — eis um resumo possível, esquemático, mas sugestivo, do concerto de Thurston Moore no CURTAS de Vila de Conde. O fundador dos Sonic Youth apresentou-se no palco do Teatro Municipal numa solidão de muitas personagens, imaginações e imaginários, sonorizando (ou devemos dizer: reencenando através dos sons?) os filmes de Maya Deren (1917-1961), figura incontornável de uma fascinante vanguarda que, paradoxalmente ou não, coexistiu com as muitas convulsões, não menos fascinantes, de Hollywood durante e após a Segunda Guerra Mundial.
Olhando as imagens de pequenos filmes como At Land (1944), A Study in Choreography for Camera (1945) ou Ritual in Transfigured Time (1946), ao mesmo tempo escutando a poesia agreste de Moore, seria pueril reduzir o evento a um mero desenho de cumplicidades. Em boa verdade, tais cumplicidades — que não são estranhas à crueza amorosa de contemplação do outro — definem também uma paisagem em que as mais diversas solidões se podem encontrar, reconhecendo a pluralidade infinita das significações do mundo à nossa volta. Ou como música e cinema podem refazer o mapa do nosso quotidiano.
>>> Cópia (muda) de At Land, disponível no YouTube.