sábado, setembro 17, 2016

Edward Albee (1928 - 2016)

Herdeiro de Eugene O'Neill e Samuel Beckett, é uma das figuras tutelares na história do teatro americano do século XX: o dramaturgo Edward Albee faleceu no dia 16 de Setembro, na sua casa de Montauk, Nova Iorque — contava 88 anos.
Quem Tem Medo de Virginia Woolf?, escrito em 1962 e adaptado ao cinema em 1966 — com Elizabeth Taylor e Richard Burton, sob a direcção de Mike Nichols — é o seu trabalho mais célebre, de alguma maneira condensando uma questão central da sua escrita: a encenação de personagens vencidas pela não consumação dos seus sonhos, num processo de procura que pode ter tanto de revelação como de auto-destruição.
Revelado com The Zoo Story (1958), escreveu, entre outras peças, The Sandbox (1959), The Delicate Balance (1966), Seascape (1975) e Three Tall Women (1994), as três últimas distingidas com prémios Pulitzer de drama. O sucesso de Quem Tem Medo de Virginia Woolf? permitiu-lhe criar a Fundação Edward Albee, uma residência para escritores e artistas visuais. Em 2005, reuniu os seus ensaios em Stretching My Mind: The Collected Essays of Edward Albee.

>>> Kathleen Turner em conversa com Edward Albee (Turner interpretou Quem Tem Medo de Virginia Woolf? em 2005) + trailer original do filme Quem Tem Medo de Virginia Woolf?.




>>> Obituário no New York Times.
>>> Site da Fundação Edward Albee.
>>> Site da Sociedade Edward Albee.