terça-feira, julho 15, 2014

Jimmy Fallon — os primeiros meses

Vale a pena fazer um balanço (positivo) dos primeiros meses de Jimmy Fallon a liderar o programa da NBC The Tonight Show — este texto integrava uma crónica de televisão na "Notícias TV" do Diário de Notícias (11 Julho), com o título 'That's Entertainment!'.

Já com alguns meses à frente de The Tonight Show (+ TVI), Jimmy Fallon não se livra da pergunta mais óbvia: será a sua performance uma boa continuação da liderança de Jay Leno no mesmo programa? Ou ainda: tendo em conta as diferenças de idade (Leno tem 64 anos; Fallon fará 40 em Setembro), não estaremos perante uma viragem, não apenas geracional, mas de imaginário e referências culturais?
As respostas serão sempre ambivalentes. Por um lado, é verdade que The Tonight Show corresponde a um formato clássico (apresentação, entrevistas, quase sempre um convidado musical) que funciona através de hábitos que confirma e renova; por outro lado, não é menos verdade que, ao contrário de Leno, Fallon possui uma genuína dimensão de actor, por certo não dissociável da experiência acumulada, entre 1998 e 2004, enquanto elemento fixo do elenco de Saturday Night Live. Isto sem esquecer que a presença no programa de uma referência emblemática do hip hop como é a banda The Roots (que já acompanhava Fallon no anterior Late Night) empresta ao novo The Tonight Show um espírito algo diferente do classicismo mais prudente de Leno.
Fallon poderá suscitar para muitos de nós, europeus, algumas dificuldades de acompanhamento, sobretudo quando joga com factos e referências do desporto “made in USA”. Em todo caso, o seu sentido de entertainment consegue momentos de invulgar sofisticação (exemplo: a divertida competição de canções em playback que ele próprio encenou com Emma Stone). Além do mais, de acordo com uma lógica a que Leno também nunca foi estranho, The Tonight Show continua a receber cómicos e actores de “stand up” de enorme talento (recordo essa pequena obra-prima de humor que foi o relato de uma colonoscopia feito pelo impagável Lewis Black).

>>> The Tonight Show: Emma Stone + Lewis Black.