terça-feira, julho 15, 2014

John Waters em retrospetiva no Queer Lisboa 18


Uma retrospetiva do cinema de John Waters integra o Queer Lisboa 18 - Festival Internacional de Cinema Queer, que decorre entre os dias 19 e 27 de setembro no Cinema S. Jorge e Cinemateca Portuguesa. Este ano uma das novidades do festival será a sua chegada ao Porto, que acolherá, na Casa das Artes, entre os dias 3 e 4 de outubro, três dos títulos desta retrospetiva dedicada a John Waters.

Figura de culto e referência nos espaços do chamado queer trash, John Waters tem cinco dos filmes da primeira etapa da sua obra em revisitação no festival. São eles Pink Flamingos (1972), Female Trouble (1974), Desperate Living (1977), Polyester (1981) e Hairspray (1988). De Polyester será retomada uma experiência que acompanhou a estreia do filme em 1981. Entre a plateia será novamente distribuído o cartão Odorama, com cheiros que assim acompanharão momentos específicos da evolução da narrativa.

Na conferência de imprensa que decorreu esta tarde em Lisboa foram apresentadas ainda outras novidades desta edição do festival, nomeadamente um programa dedicado a África, a estreia de cinco filmes de António da Silva e alguns dos títulos da secção Panorama (espaço extra-competição que procura apresentar alguns dos filmes mais significativos da produção queer do último ano.

O Queer Lisboa vai ainda apresentar este ano um livro no qual reunirá alguns textos apresentados em catálogos de edições anteriores, assim como novos ensaios, resenhas e uma entrevista expressamente feitos para este volume. Com o título Cinema e Cultura Queer, o livro será lançado a 13 de Setembro, no Museu do Chiado (Lisboa) e a 3 de Outubro, na Galeria Wrong Weather (Porto).

A conferência de imprensa revelou ainda que, depois deste "ano zero" no Porto, em 2015 haverá a primeira edição de um novo festival: o Queer Porto 1.

Podem ver aqui mais informação sobre o Queer Focus sobre África.