sábado, abril 05, 2014

José Wilker (1947 - 2014)

Figura especialmente conhecida através da televisão — foi o protagonista da telenovela Roque Santeiro (1985) —, o actor brasileiro José Wilker faleceu no dia 5 de Abril, no Rio de Janeiro, vítima de enfarte — contava 66 anos.
Embora tenham sido as novelas e outros produtos televisivos (Gabriela, Salsa e Merengue, Sai de Baixo, etc.) que mais projectaram o seu nome, Wilker foi um nome importante do teatro, também como autor dramático, e do cinema do Brasil, tendo ainda participado em alguns títulos de realizadores do Cinema Novo. Estreou-se em A Falecida (1965), de Leon Hirszman, contracenando com Fernanda Montenegro. Com uma filmografia de mais de meia centena de títulos, participou, por exemplo, em Os Inconfidentes (1971), de Joaquim Pedro de Andrade, Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976), de Bruno Barreto, Xica da Silva (1976) e Bye Bye Brasil (1979), ambos de Carlos Diegues; em 1989, rodou em Lisboa Filha da Mãe, sob a direcção de João Canijo.

>>> Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976), de Bruno Barreto, adaptava o romance homónimo de Jorge Amado, com Sónia Braga, Mauro Mendonça e José Wilker nos principais papéis, tendo sido um dos maiores fenómenos internacionais do cinema brasileiro; no Brasil, a sua audiência (mais de 10 milhões de espectadores) só viria ser superada em 2010, por Tropa de Elite 2, de José Padilha — este é o trailer original.


>>> Obituário no jornal O Globo.