segunda-feira, abril 28, 2014

IndieLisboa 2014 (3)
Pelo universo da música 'chip'


Esta é uma versão acrescentada de um excerto do artigo 'A memória como matéria prima' apresentado na edição de 28 de abril do DN.

Europe in 8 Bits, de Javier Paolo Gandia é um documentário sobre a música “chip”, um fenómeno em crescimento que encontra nos velhos Game Boy, Commodore 64 ou Atari a matéria prima para uma música electrónica diferente que tanto se pode manifestar sob uma linguagem mais próxima de matrizes pop ou em caminhos mais próximos da música de dança.

Fenómeno de origem europeia, levou o realizador a descobrir músicos em vários países, traçando uma génese que remonta a tempos anteriores ao surgimento das redes sociais, um pequeno site e um primeiro evento promovido em finais dos noventas tendo materializado primeiras expressões de uma ideia que entretanto floresceu. O filme mostra-os a respigar componentes de computadores ou a manipular pequenos gadgets entre estúdios caseiros e palcos. Junta entrevistas, imagens de jogos vídeo (afinal a matéria prima de muitos destes sons) e de atuações ao vivo e em clubes, mostrando como esta música rapidamente evoluiu para lá do interesse dos que a fazem pelos jogos, as ideias partindo também de primeiras expressões de mais pura exploração dos sons para caminhos que tanto procuraram rumos de criação artística como de expressão de ideais políticos.