Autor de clássicos da ficção científica como I Am Legend, o escritor e argumentista americano Richard Matheson faleceu no dia 23 de Junho, em Los Angeles — contava 87 anos.
Figura de culto do domínio do fantástico, Matheson tem também o seu trabalho ligado à série The Twilight Zone (1959-64), criada e apresentada por Rod Serling — escreveu 16 dos respectivos episódios, incluindo o célebre Nightmare at 20,000 Feet, com William Shatner e realização de Richard Donner. I Am Legend deu origem a três versões, a mais recente das quais, com Will Smith, foi lançada em 2007. The Shrinking Man (1956) é outro dos seus livros mais célebres, sobre um homem que, sob o efeito de uma radiação atómica, vai diminuindo de tamanho, tendo dado origem ao filme The Incredible Shrinking Man (1957), de Jack Arnold. Escreveu o conto Duel que adaptou para o telefilme homónimo (1971) de Steven Spielberg, estreado nas salas portuguesas como Um Assassino pelas Costas.
>>> Neste primeiro video, Richard Matheson apresenta-se como um "contador de histórias"; depois, podemos ver o genérico de The Twilight Zone (com a voz de Rod Serling) e os títulos de abertura de Duel.
>>> Obituário no New York Times.