sábado, junho 29, 2013

Bert Stern (1929 - 2013)

BERT STERN
Marilyn Double X
1962
A sua célebre "Última Sessão" (The Last Sitting) com Marilyn Monroe garantiu-lhe um lugar mítico da história da fotografia: o americano Bert Stern faleceu no dia 26 de Junho, em Nova Iorque — contava 83 anos.
Stern em 2011, em Nova Iorque (Neilsen Barnard/Getty Images)
Entrou para o departamento de correio da revista Look, em 1945, curiosamente na mesma altura em que Stanley Kubrick aí começava a sua actividade como fotógrafo. Dez anos mais tarde, começou a trabalhar em publicidade, sendo a sua primeira encomenda uma campanha do vodka Smirnoff (protagonizada, entre outros, por Buster Keaton e Vincent Price). Foi responsável pelas imagens de Sue Lyon para a promoção de Lolita (1962), de Kubrick, construindo a pouco e pouco uma invulgar galeria de retratos de personalidades do período clássico de Hollywood, sobretudo actrizes, incluindo Audrey Hepburn, Elizabeth Taylor e Natalie Wood. No seu vasto portfolio surgem ainda, por exemplo, Louis Armstrong, Alain Delon, Brigitte Bardot, Twiggy, Madonna, Kate Moss, Kylie Minogue, Drew Barrymore e Lindsay Lohan (com quem "recriou" The Last Sitting).
Embora não sendo alheias aos códigos e à iconografia clássica do glamour, as fotografias de Stern possuem muitas vezes uma marca dúplice de intimidade e realismo, bem expressa nas mais de duas mil imagens de Marilyn ou ainda num retrato de Elizabeth Taylor, datado de 1962 — realizado alguns meses depois da actriz ter sido submetida a uma traqueotomia, o retrato exibe a cicatriz da intervenção cirúrgica, num misto de candura e ostentação, que em última instância reflecte a margem de confiança entre quem fotografa e quem está na fotografia.
BERT STERN
Elizabeth Taylor
1962
BERT STERN
Twiggy
1967
BERT STERN
Madonna
1985
Em 1958, em colaboração com Aram Avakian, Stern realizou o documentário Jazz on a Summer's Day, sobre o Festival de Jazz de Newport (com performances, entre outros, de Thelonious Monk, Sonny Stitt, Anita O'Day, Dinah Washington, Gerry Mulligan, Chuck Berry e Louis Armstrong). Em 2011, foi lançado o documentário biográfico de Shannah Laumeister, Bert Stern: Original Madman [trailer].


>>> Obituário no New York Times.