domingo, fevereiro 05, 2012

Uma aventura no grande ecrã

Mês Pet Shop Boys - 5 


O cinema cruzou-se cedo com os Pet Shop Boys. Passou a Leste das atenções. Muito a Leste mesmo, algumas imagens sendo por muitos apenas conhecidas pela forma como o teledisco de Always On My Mind depois as recupera... Mas em 1988 o nome dos Pet Shop Boys surgia pela primeira vez no cartaz de uma experiência cinematográfica no filme It Couldn’t Happen Here.

Assinado por Jack Bond, o filme começou por ser um projeto em vídeo baseado em canções do álbum Actually, o segundo dos Pet Shop Boys, mas ganhou fôlego e acabou por caminhar rumo ao grande ecrã. Protagonizado pelos próprios Neil Tennant e Chris Lowe, o filme pouco mais faz senão unir a apresentação das canções (em cenários que se aproximam à ideia de telediscos), juntando elementos de humor, nonsense ou retratos da vida nos finais dos oitentas, contando ainda com a colaboração de atores como Joss Ackland, Neil Dickson, Gareth Hunt e Barbara Dickson.

O filme surgiu perante a pouca vontade de Tennant e Lowe em dar concertos (a sua primeira digressão surgiria apenas em 1989) e representou uma tentativa de levar a sua imagem e música aos locais onde a estrada os levaria caso dessem concertos. O filme teve discreta carreira (apesar de arrecadar um prémio num festival em Houston). Teve lançamento em VHS e Laser Disc mas até hoje nunca foi editado em DVD. Um disco com a banda sonora chegou a ser pensado mas o projeto acabou vetado uma vez que o filme se limita a juntar canções dos álbuns Please e Actually e ainda a versão de Always On My Mind entretanto lançada como single. Foi contudo lançada uma cassete áudio promocional que entretanto virou peça de colecionador.