Discreto e enigmático, sem nunca ter sido uma estrela, marcou meio século da história do cinema americano, com composições de subtil contenção, muito para além da sua imagem de "duro": Ben Gazzara faleceu no dia 3 de Fevereiro, no Bellevue Hospital Center, em Nova Iorque, vítima de cancro no pâncreas — contava 81 anos.
De seu nome completo Biagio Anthony Gazzarra, estudou na New School, de Nova Iorque, tendo Erwin Piscator como seu mestre, inscrevendo-se mais tarde no Actors Studio. No palco, obteve o seu primeiro grande sucesso com a personagem de Brick, em Gata em Telhado de Zinco Quente, sob a direcção de Elia Kazan; em todo o caso, não surgiu na versão cinematográfica (Richard Brooks, 1958), protagonizada por Paul Newman (e Elizabeth Taylor).
The Strange One (1957), de Jack Garfein, marcaria a sua estreia no cinema, seguindo-se títulos como Anatomia de um Crime (1959), de Otto Preminger, Jovens Médicos (1961), de Phil Karlson, e Maridos (1970), de John Cassavetes. Muito próximo de Cassavetes, tornou-se numa figura emblemática do seu cinema, a par de Peter Falk, surgindo ainda em A Morte de um Apostador Chinês (1976) e Noite de Estreia (1977). Saint Jack/Noites de Singapura (1979), notável variação sobre o modelo clássico do filme negro, viria a dar-lhe um dos seus mais brilhantes papéis; Peter Bogdanovich, o realizador, voltou a convocá-lo para Romance em Nova Iorque (1981), belíssima reinvenção da comédia tradicional de Hollywood e derradeiro filme da "Playmate" Dorothy Stratten (1960-1980).
Entre os momentos mais importantes da sua carreira, incluem-se ainda: Contos da Loucura Normal (1981), de Marco Ferreri, segundo Charles Bukowski; Um Gelo Súbito (1985), de John Erman, telefilme pioneiro na abordagem da sida; e ainda O Prisioneiro Espanhol (1997) [ver trailer], de David Mamet, Buffalo '66 (1998), de Vincent Gallo, O Grande Lebowski (1998), dos irmãos Coen, Verão Escaldante (1999), de Spike Lee, O Caso Thomas Crown (1999), de John McTiernan, e Dogville (2003), de Lars von Trier. Recebeu um Emmy pela sua interpretação no telefilme Hysterical Blindness (2002), de Mira Nair.
>>> Obituário no New York Times.