Mês Philip Glass - 25
A relação de Philip Glass com a dança ganhou expressão desde que a sua música começou a passar pelos palcos. Em finais dos anos 70 o álbum Dances 1 & 3 registava inclusivamente em disco duas peças criadas para o Ensemble e destinadas a acompanhar coreografias. São já muitas as ocasiões em que a sua música estimulou o trabalho de coreógrafos e dançarinos. Mas se há momento maior na história da sua relação com o mundo da dança esse aconteceu em In The Upper Room, criação de Twyla Tharp para música de Philip Glass.
Criada em meados dos anos 80 a coreografia parte de uma série de composições expressamente criadas por Philip Glass para o efeito. Criada para os recursos instrumentais que o ensemble então conhecia, a música apresenta-se numa sucessão de composições que, unidas, sugerem uma ideia de ciclo e assim se completam.
A primeira edição da música de In The Upper Room chegou, em 1987, no álbum Dance Pieces que, no lado A, recolhia cinco das nove partes da obra criada por Glass para a coreografia. No lado B apresentavam-se elementos de Glass Pieces, uma outra coreografia (esta criada por Jerome Robbins), que na verdade recolhia elementos de Glassworks e de Akhnaten. Uma gravação integral de In The Upper Room surgiu apenas em 2009, em lançamento pela Orange Mountain Music.