quarta-feira, janeiro 25, 2012
O rato Mickey (e os Joy Division)
Causou alguma sensação a T-shirt que a Disney lançou baseada na memória do grafismo que recordamos da capa de Unknown Pleasures, dos Joy Division, cruzando-a com a silhueta do rato Mickey. A MTV falou com Peter Hook, que declinou qualquer ligação à criação desta T-Shirt, demonstrando contudo que em nada a ideia o incomodou... Os restantes ex-membros dos Joy Disvion não quiseram comentar, mas também deixaram claro que não tiveram qualquer relação com a T-shirt...
Aqui fica a imagem da capa de Unknown Pleasures (versão CD). Editado em 1979, este foi o álbum de estreia dos Joy Division (que o tempo transformou numa referencia do pós-punk), hoje recordado como um clássico. O grafismo foi uma criação de Peter Saville, designer de resto ligado à história da própria Factory Records, a editora que lançou os Joy Division.
Entenda-se que esta não é a primeira vez que Unknown Pleasures estimula ideias que vão além da mera estampagem da imagem da capa em T-shirts de fundo negro. Estas três outras variações são apenas alguns exemplos da forma como uma imagem icónica ganhou lugar em peças de roupa e calçado.