domingo, dezembro 04, 2011

A primeira banda sonora original

Mês Clássicos Disney - 4 



Em 1937 Walt Disney fez da banda sonora da sua primeira longa metragem um momento igualmete relevante na história da música para cinema.

Etiqueta do 78 rpm original
Não foi apenas no plano da criação cinematográfica que Walt Disney marcou a agenda de 1937 quando estreou a sua visão de Branca de Neve e os Sete Anões. Ao mesmo tempo que levava o filme a sala lançava uma banda sonora em disco. Era uma pequena caixa (mais concretamente um saco de cartão) juntando três discos de 78 rotações por minuto, nos quais se recuperavam as gravações originais das canções que ouvíamos no filme. Esta foi a primeira vez que um filme americano viu a sua banda sonora original ser editada em disco. Até então as versões em disco com música de filmes correspondiam a regravações das peças usadas no cinema.

As canções, entre as quais a célebre Someday My Prince Will Come (na versão original cantada por Adriana Caselotti, que no filme dá a voz à protagonista) era assinadas Frank Churchill e Leigh Harlaine e a partitura orquestral por Paul Jay Smith, Albert Hay Malotte e Mitt Franklin. Ao todo o filme usa 11 canções (três são reprises de temas cantados noutras sequências da narrativa), duas mais tendo sido compostas e deixadas de fora da versão final (Music In Your Soup e You’re Never Too Old To Be Young, ambas recuperadas para as recentes reedições da banda sonora em formato de CD).

A edição original da banda sonora do filme surgiu no catálogo da RCA Victor (a Disney só teria uma editora em nome próprio a partir de 1956). Era este o alinhamento original dos três discos:

Disco 1 (Victor 25735)
Lado A: With a Smile and a Song
Lado B: Dig-a-Dig Dig + Heigh Ho

Disco 2 (Victor 25736)
Lado A: I'm Wishing + One Song
Lado B: Whistle While You Work

Disco 3 (Victor 25737)
Lado A: Dwarfs' Yodel Song
Lado B: Some Day My Prince Will Come


Com o tempo (e o surgimento de outros formatos) a música de Branca de Neve e os Sete Anões conheceu outras edições em disco. Dos tempos do surgimento do LP aos dias do mp3, são várias as edições para os diversos suportes, pelo caminho havendo ainda lançamentos que juntam a música ao narrar da história em spoken word ou títulos que juntam discos a livros.


Ao longo dos anos várias foram as versões feitas de temas desta banda sonora. Uma das canções mais vezes recriada foi Someday My Prince Will Come, que tanto conheceu expressão no jazz por nomes como Miles Davis (que em 1961 chegou mesmo a editar um álbum com a sua versão como tema-título), Dave Brubeck, Chet Baker, Bill Evans ou Herbie Hancock, e chegou a várias latitudes na música popular por vozes como as de Julie Andrews, Cyndi Lauper ou Sinéad O’Connor. Tom Waits criou uma leitura para Heigh Ho num álbum de tributo lançado em 1988. Já este ano Brian Wilson revisitou Whistle While You Work, no seu álbum de versões Songs In The Key of Disney.