No Queer Lisboa 15, a terceira e última sessão do Queer Pop (apresentada pelos autores deste blog) revisitou o universo de David Bowie. E revisitou porque, de facto, a par de Madonna, ele tem sido uma referência directa ou implícita das memórias cruzadas que, ao longo dos últimos anos, têm passado por esta secção do festival. Vale a pena sublinhar que os 10 telediscos propostos (mais um a fechar: Thursday Child, de Walter Stern) reflectem uma dinâmica criativa em que as imagens são sempre muito mais do que um adereço: através delas, as canções acedem também a um novo patamar da sua identidade e comunicação.
E porque, tal como a propósito de Kylie Minogue, um dos temas dominantes foi a passagem dos dispositivos televisivos clássicos para as narrativas modernas, vale a pena lembrar também que tal passagem pode envolver uma admirável depuração. Exemplo modelar: o teledisco de Life on Mars? (1973), realizado por Mick Rock. Através de uma brancura que invade o cenário e o rosto, assistimos ao consumar de uma admirável contenção: dir-se-ia que o cantor não está num cenário, mas é o seu próprio cenário – para ver e rever. E escutar, of course.
It's a god-awful small affair
To the girl with the mousy hair
But her mummy is yelling "No"
And her daddy has told her to go
But her friend is nowhere to be seen
Now she walks through her sunken dream
To the seat with the clearest view
And she's hooked to the silver screen
But the film is a saddening bore
'Cause she's lived it ten times or more
She could spit in the eyes of fools
As they ask her to focus on
Sailors fighting in the dance hall
Oh man! Look at those cavemen go
It's the freakiest show
Take a look at the Lawman
Beating up the wrong guy
Oh man! Wonder if he'll ever know
He's in the best selling show
Is there life on Mars?
It's on Amerika's tortured brow
That Mickey Mouse has grown up a cow
Now the workers have struck for fame
'Cause Lennon's on sale again
See the mice in their million hordes
From Ibiza to the Norfolk Broads
Rule Britannia is out of bounds
To my mother, my dog, and clowns
But the film is a saddening bore
'Cause I wrote it ten times or more
It's about to be writ again
As I ask you to focus on
Sailors fighting in the dance hall
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