Fuji (1974) |
Pintor abstracto que acabou por ter um papel fundamental na vanguarda da animação cinematográfica, o americano Robert Breer faleceu no dia 12 de Agosto — contava 85 anos.
Embora menos conhecido que o canadiano Norman McLaren (1914-1987), Breer foi também um pioneiro nas artes da animação, de algum modo duplicando e reinventando nos seus filmes o universo abstracto da sua pintura. Na década de 50, quando vivia em Paris, usando a sua câmara Bolex de 16mm, aplicou a técnica do "stop-motion" (filmando fotograma a fotograma), integrando influências de Mondrian, Vasarely e Klee: Form Phases (1954-56) é a referência fundamental dessa fase. Depois, já com película de 35mm, foi diversificando as suas técnicas, explorando efeitos de colagem, combinando movimentos de linhas e transfigurações de cores, realizando títulos emblemáticos como A Man and His Dog Out for Air (1957), Blazes (1961), 69 (1969), 70 (1970), Fuji (1974) e Swiss Army Knife with Rat and Pigeons (1981) — este último no video aqui em baixo. Por vezes citado, ironicamente, como o "cientista louco" dos desenhos animados, Breer levou a experimentação visual às mais extremas consequências técnicas e poéticas.
>>> Obituário na BBC.
>>> Sobre Robert Breer: Australian Center for the Moving Image.
>>> Ciclo de Robert Breer no Harvard Film Archive.
>>> Exposição de Robert Breer no Baltic, Gateshead.