quarta-feira, agosto 17, 2011

José Fontes Rocha (1926 - 2011)


Acompanhante de Amália durante mais de duas décadas, compositor de fados, José Fontes Rocha faleceu no dia 15 de Agosto — contava 84 anos.
Com a morte de Fontes Rocha, desaparece uma das figuras centrais da história da guitarra portuguesa e, indissociavelmente, do universo do fado. Natural da freguesia de Ramalde, no Porto, foi electricista de profissão até ao começo da década de 60. Sabia tocar guitarra desde os 16 anos, começando a actuar, em 1956, em Lisboa, no elenco do "Patrício", um restaurante típico da ralçada de Carriche.
Integrou o Conjunto de Guitarras de Raul Nery, com o qual acompanhou, entre muitos outros, Maria Teresa de Noronha, Amália Rodrigues, Fernando Farinha, Tristão da Silva, Fernanda Maria e Max. Entre os fados que compôs, incluem-se Lavava no Rio Lavava, Trago o Fado nos Sentidos, Tive um Coração e Perdi-o (todos com poemas de Amália), Quentes e Boas (José Luís Gordo), Anda o Sol na Minha Rua (David Mourão-Ferreira) e Fado Isabel (corrido, com diversas letras). Recordamo-lo aqui, em Variações em Ré, com José Pracana, Manuel Martins e A. Gago da Câmara, num registo emitido pela RTP Memória.


>>> Obituário na SIC Notícias.
>>> Perfil de José Fontes Rocha no Museu do Fado.