Será possível transpor para cinema as experiências relatadas por Patti Smith no livro Just Kids? Ou ainda: como filmar a vida partilhada por Robert Mapplethorpe (1946-1989) e Patti Smith (n. 1946), respeitando não apenas a complexidade da época em que foi vivida, mas também a irredutibilidade dos corpos, das ideias, dos factos e dos afectos?
Pois bem, quem acredita nessa possibilidade é a própria Patti Smith: segundo Nikki Finke, do site Deadline New York, a autora vai trabalhar com o argumentista John Logan (n. 1961) na adaptação do seu livro, mesmo antes de existir elenco e realizador para o projecto.
Recorde-se que Logan, argumentista, dramaturgo e produtor, já foi duas vezes nomeado para o Oscar de melhor argumento original, com Gladiador (Ridley Scott, 2000) e O Aviador (Martin Scorsese, 2004). Enquanto produtor, recebeu o Globo de Ouro para melhor filme musical/comédia graças a Sweeney Todd (2007), de Tim Burton. A sua peça Red, sobre o pintor Mark Rothko, foi distinguida com o Tony Award de 2010. Os seus trabalhos mais recentes em cinema são os argumentos de Coriolanus, de Ralph Fiennes, a partir de Shakespeare, e Hugo, aventura em 3D dirigida por Martin Scorsese — ambos deverão estrear até finais de 2011; entretanto, Logan trabalha no "Bond nº 23", previsto para 2012.
Recorde-se que Just Kids está publicado em português, pela editora Quetzal, com o título Apenas Miúdos.