sábado, julho 09, 2011

Betty Ford (1918 - 2011)


Activista social, criadora de um centro de tratamento de diversas formas de toxicodependência, mulher do 38º Presidente dos EUA, Gerald Ford (1913-2006), Betty Ford faleceu em Rancho Mirage, California — contava 93 anos.
Elizabeth Ann Bloomer Warren Ford foi, na história americana, uma das Primeiras Damas que mais se empenhou em processos e campanhas de defesa de liberdades essenciais, sobretudo ao longo da década de 70 em torno do Equal Rights Amendment (ERA), no sentido de suprimir qualquer discriminação baseada no sexo do ser humano. As suas posições mais liberais, em particular defendendo o direito das mulheres (Pro-Choice) a escolher a possibilidade de abortar, não deixaram de criar alguma perturbação no espaço republicano a que pertencia o marido.
Apostada em contrariar preconceitos morais e sociais em torno da toxicodependência (a ponto de divulgar publicamente os seus problemas com o álcool), fundou em 1982 o Betty Ford Center, que se transformou numa instituição de referência na sua área.

>>> Obituário na CNN.