segunda-feira, junho 27, 2011

O que são "os mercados"?

JOHN SINGLETON COPLEY
The Tribute Money
, 1782
Vivemos numa cultura da insinuação quotidiana, da suspeita automática, do apocalipse regular: o mais incauto protagonista está, por isso, sistematicamente sujeito à condição de acusado potencial, porventura de réu.
Basta ver o efeito massacrante das televisões: conseguiram pôr o país centrado na demonização do nome "Sócrates" (e não tenhamos ilusões: qualquer outro poderia, ou poderá, servir...) e agora, na ressaca jornalística de tudo isso, não havendo nenhum nome para consumir na fogueira mediática, tudo paira num ecumenismo do espanto e da contemplação. Das feiras inauguradas por ministros aos exames na escola, multiplicam-se os sinais de um futuro redentor...
Um dos dados mais espantosos deste sonambulismo (que, aliás, transita do tempo do governo anterior) é a continuada aplicação da expressão "os mercados" para descrever todos os nossos problemas — "os mercados", ponto final.
Assim, as televisões são capazes de enviar repórteres por montes e vales para os colocar em frente à pedra em que bateu a cabeça de "um-ciclista-que-acabou-por-morrer-afogado-no-riacho-que-passa-por-ali"... mas não parece haver nenhum empenho em colocar duas ou três perguntas (jornalísticas, hélas!). Por exemplo:
1 - qual a configuração geográfica, económica e política dos "mercados"?
2 - os "mercados" existem como entidades enquadradas por regras que decorrem do jogo político ou escapam às suas determinações?
3 - como definir humanamente (isto é, através de figuras humanas) as estruturas e o funcionamento dos "mercados"?
Perguntar isto não seria solução para nada. Implicaria apenas outra coisa que não a agitação alarmista ou especulativa em torno de muitos totems informativos. Implicaria, sobretudo, valorizar o desejo de saber, o menos cotado dos poderes que ainda nos assistem.

>>> Canção Money, dos Pink Floyd, do álbum The Dark Side of the Moon (1973):



Money, get away
Get a good job with more pay and you're okay
Money, it's a gas
Grab that cash with both hands and make a stash
New car, caviar, four star daydream,
Think I'll buy me a football team

(...)