segunda-feira, junho 27, 2011

O blusão de Michael Jackson


Mais um objecto usado por uma grande estrela que atinge, em leilão, um preço astronómico — depois de um vestido de Marilyn Monroe, também o blusão de Michael Jackson no teledisco de Thriller foi vendido por um valor espectacular: 1,8 milhões de dólares (quase 1,3 milhões de euros). Como noticia a CNN, não se esperava que a venda pudesse ir além dos 400 mil dólares.
Esta inflação fala-nos, afinal, de quê? Do continuado papel mitológico de alguns eleitos (da música, do cinema, etc.) em quem delegamos uma espécie de nostalgia de grandiosidade e pureza? Sim, por certo. Além do mais, não haveria cultura popular sem alguma dessa nostalgia, sobretudo a que nos faz resistir à banalidade, à indiferença ou à simples mediocridade que, todos os dias, reconhecemos.
Mas há aqui também um sintoma muito do nosso tempo, indissociável dos valores da "fama" que dominam o nosso imaginário. Dir-se-ia que não nos basta o blusão do vampiro (aliás, lobisomem) Michael no fabuloso teledisco dirigido, em 1983, por John Landis. Precisamos de uma explicitação quantificada e quantificável desse valor. A partir de agora, o blusão não deixará de ser o vermelho do sangue, mas trará sempre agarrada uma etiqueta com um preço — o mercado é um estado de alma.