
Steven Meisel é um fotógrafo daquilo que nos está próximo. O que não quer dizer que seja um retratista do óbvio — afinal de contas, foi ele que fotografou Madonna para o livro
Sex (1992). Na edição de Agosto da
Vogue italiana, Meisel volta a desafiar os limites daquilo que, de acordo com os valores dominantes, é mediaticamente correcto "mostrar" quando se faz fotografia de moda — e é bem verdade que passamos o tempo a discutir a legitimidade das excepções, dispensando-nos de questionar o labor quotidiano da regra (televisiva)... Assim, convocando a memória próxima do desastre ecológico do petróleo derramado no Golfo do México, Meisel propõe um extraordinário
portfolio subordinado ao tema
Water & Oil [imagens disponíveis em
fashionising.com]: em pose de pássaro exangue, Kristen McMenamy representa uma ficção de dor e redenção, sublimada pela ironia inerente ao
look da própria moda. É um ensaio humilde sobre a crença de que podemos olhar à nossa volta e sentir,
ainda, alguma réstea de liberdade.


>>> Sobre Steven Meisel.>>> Sobre Kristen McMenamy.>>> A situação no Golfo do México — dossier do New York Times.