segunda-feira, agosto 09, 2010

Locarno 2010 - dia 6


Retomamos o acompanhamento do que se vai vendo por Locarno, na Suíça. Passa hoje, na secção Cineastas do Presente, o filme francês Memory Lane, de Mikhaël Hers. É uma história de verão. Em concreto, vive dos reencontros de sete jovens, na casa dos 25 anos, no bairro, num subúrbio de Paris, onde cresceram. Estão lá, cada qual, pelos mais variados motivos, uns porque de lá nunca saíram, outros porque regressaram, outros apenas de passagem. O filme acompanha-os, a sós e em grupo, durante uma semana na qual se apercebem que vivem memórias de tempos que mudaram.


O Tibete é o cenário para Summer Pasture, documentário co-assinado por Lynn True e Nelson Walker. No centro das atenções está uma família local, que herdou das velhas histórias e hábitos uma vida nómada. Tal como o fizeram sucessões de gerações anteriores, aprenderam a viver do que a terra lhes dá. Mas, em confronto com a modernização que os novos tempos trazem deparam-se com um novo e difícil dilema, entre os seus objectivos principais estando a vontade de dar as melhores condições possíveis de vida à sua filha.


Depois de ter sido exibido, nos primeiros dias do festival, o seu filme de 2009 Non Ma Fille, Tu N’Iras Pas Danser, de Christophe Honoré Locarno vê agora o novo L’ Homme Au Bain, que passa na competição oficial. Com François Sagat e Chiara Mastroianni no elenco, esta é a história de Omar e Emmanuel que, entre Grennevilliers e Nova Iorque tentam deixar claro que já não sentem nada um pelo outro.